sexta-feira, 16 de agosto de 2013

EVANGELHO DE MT 19, 3-12

            Para que se entenda a mensagem do Evangelho de hoje é importante fazermos uma recapitulação da dinâmica catequética do evangelista. Todo o evangelho de Mateus é como se fosse uma catequese que ele dá para a sua comunidade, que é composta por judeus convertidos ao cristianismo. Essa catequese pode ser dividida em cinco encontros, que no Evangelho são chamados de “livrinhos”. O episódio de hoje está no capítulo 19 que é o início do “Quinto Livrinho”, que traz como tema “A Vinda Definitiva Do Reino”, que vai até o final do Evangelho.
            Dentro do quinto livrinho o evangelista quer mostrar para esses judeus convertidos como esse Reino de Deus acontece inserido e contextualizado na história. Mostra-nos, também, que é a partir da ação messiânica de Jesus que este Reino se faz presente, e que, quando repetimos em nós e por de nós, as ações de Jesus contribuímos para que o Reino de Deus aconteça no hoje da nossa história. Diante do matrimônio indissolúvel, os discípulos observam que o celibato é melhor. Jesus mostra que a escolha do celibato é dom de Deus, e que este só adquire todo o seu valor quando é assumido com plena liberdade em vista do serviço ao Reino.
            Jesus recusa a ver o matrimônio a partir de permissões ou restrições legalistas. Ele reconduz o matrimônio ao seu sentido fundamental: aliança de amor e, como tal, abençoada por Deus e com vocação de eternidade. Diante desse princípio fundamental, marido e mulher são igualmente responsáveis por uma união que deve crescer sempre, e os dois se equiparam quanto aos direitos e deveres. Com isto o evangelista procura mostrar a dimensão profunda do matrimônio como sendo uma aliança eterna de amor. Isto para lembrar da aliança eterna de amor entre Deus e a humanidade que foi selada com o sangue de Jesus derramado na cruz.
            Que nós saibamos trabalhar a dimensão da acolhida para com o outro. Que tenhamos gestes de ternura para com nossos irmãos. Que saibamos resgatar sempre nossas alianças e que sejam elas marcadas pelo amor, não somente o matrimônio, mas toda e qualquer união. Que Deus abençoe as nossas famílias, dê vida e força para os casais superarem as dificuldades e os conflitos do dia. Que nossas uniões sejam abençoadas por Deus. Amém! 

Um comentário:

Anônimo disse...

linda mensagem deste evangelho.