sexta-feira, 21 de junho de 2013

Evangelho de Mt 6, 19-23

           Este evangelho de hoje ainda pertence ao conhecido “Sermão da montanha”, um longo discurso que Jesus profere onde ele vai dar alguns ensinamentos e orientações para a multidão. Lembrando que, dentro da dinâmica catequética de Mateus, estamos dentro do primeiro livrinho que trabalha “A Justiça do Reino”.
            Neste discurso, Mateus realmente quer desenvolver em cada um de nós a dimensão dos valores que são fundamentais para as nossas vidas. Desta forma, o evangelista já nos prepara para o episódio que vem a seguir que é o lindíssimo e antropológico discurso dos lírios do campo, que é conhecido como “Olhai os lírios do campo”. O discurso dos lírios do campo nos mostra o verdadeiro valor que o ser humano tem aos olhos de Deus e nos leva a fazermos vários questionamentos, como por exemplo: Qual o valor que o ser humano tem para mim? O quê a presença do outro em minha vida me traz, me desperta? Qual o lugar Deus ocupa em minha vida e em meu coração? (Cf. Mt 6, 25-34 e Sl 8).
            Todo ser humano, consciente ou inconscientemente, tem na vida um valor fundamental, um absoluto que determina toda a sua forma de ser e viver. Em nossas vidas, qual é o absoluto: Deus ou as riquezas? Deus leva o ser humano à liberdade e à vida, através da justiça que gera a partilha e a fraternidade. As riquezas são resultado da opressão e da exploração, levando o ser humano à escravidão e à morte. É preciso escolher a qual dos dois queremos servir. “Hoje eu tomo o céu e a terra como testemunhas contra vocês: Eu lhes propus a vida ou a morte, a benção ou a maldição. Escolhe, portanto, a vida para que você e seus descendentes possam viver” (Dt 30, 19).
            Aprendamos, pois, com Jesus a olhar para o homem e para a mulher e ver aquilo que eles realmente são: seres humanos. E como todo ser humano merecem e devem ser respeitados e, acima de tudo, amados. Que os nossos olhos sejam verdadeiramente as lâmpadas do nosso coração. Que o nosso olhar para a humanidade seja o olhar misericordioso, cheio de ternura e acolhedor de Jesus para com nossos irmãos e irmãs. Amém!   

Nenhum comentário: